Wladimir Garotinho, filho dos ex-governadores Rosinha e Garotinho, parece estar em um momento favorável em sua carreira política. O atual prefeito de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, comemorou recentemente uma pesquisa que aponta sua aprovação em 77% entre os eleitores da cidade. O levantamento foi realizado pelo instituto Prefab Future, de grande credibilidade no meio político.
O alto índice de aprovação é visto como um sinal positivo para a reeleição de Wladimir no próximo ano. Especialmente notável é a avaliação positiva em áreas críticas como Saúde e Transporte Público. O governo já começa a fazer planos para o futuro, vendo a reeleição como praticamente garantida.
Além das aspirações locais, Wladimir Garotinho já está de olho em voos mais altos. Seu nome é cogitado para ser o vice de Thiago Pampolha em 2026, quando o atual vice-governador deverá disputar a reeleição. O prestígio de Wladimir é tal que não seria surpresa se ele se tornasse o terceiro governador da família Garotinho antes do previsto, furando a fila de Pampolha e caindo nas graças da sucessão de Cláudio Castro. A única coisa que tem freado o herdeiro político de Anthony Garotinho em seus objetivos são as rusgas com o presidente da Assembleia, um conterrâneo de Campos, mas que pertence a um clã político adversário da família Garotinho.
A escalada política da família Garotinho é notável, mesmo após diversos escândalos envolvendo os ex-governadores Anthony Garotinho e Rosinha Garotinho, que resultaram em múltiplas prisões do casal. Especialistas na cobertura política do Rio de Janeiro garantem que é questão de tempo até o Palácio Laranjeiras ter mais um membro da família Garotinho morando em suas dependências.
No entanto, resta saber se a população de Campos vai enxergar com bons olhos o fato de Wladimir ser candidato à reeleição, já pensando em abandonar o governo antes de cumprir um terço do mandato. Se ele quiser concorrer ao governo do estado, terá que renunciar ao cargo de prefeito no início de 2025, mesmo com a duração do mandato indo até dezembro de 2028.