A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (9), a Operação Inseguros que desmantelou um esquema de fraudes em seguros automotivos que vinha lesando consumidores desde 2017 em Rio das Ostras e Rio Bonito, no interior do estado do Rio.
Os golpistas ofereciam o chamado “Plano de Proteção Veicular” — uma espécie de seguro automotivo disfarçado, vendido sem autorização da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Tudo parecia tentador: preços baixos e promessas de cobertura, mas, na prática, nada era entregue. Quando os clientes precisavam acionar o “seguro” após um acidente ou roubo, descobriam que tinham sido enganados.
A investigação revelou ainda que um dos suspeitos era sócio de várias empresas do mesmo ramo, trocando constantemente de endereço para driblar a justiça. Essa velha tática de escapar pela tangente acabou frustrada pela atuação firme da PF.
A investigação segue em andamento, e a PF reforça a importância de verificar a regularidade de qualquer empresa antes de contratar serviços financeiros ou de seguro.
Os responsáveis pelo esquema agora enfrentam a possibilidade de até quatro anos de prisão por operar instituição financeira sem autorização.